quarta-feira, 25 de julho de 2018

PROCURADORIA DO MARANHÃO RECOMENDA A IGREJAS QUE NÃO PROMOVAM CANDIDATOS

A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA) enviou recomendação aos capelães religiosos de todo o estado, aos diretórios estaduais dos partidos políticos e aos principais dirigentes de entidades religiosas uma orientação expressa para que não promovam ou participem de atividades que possam ser entendidas como propaganda eleitoral. O documento também alerta sobre a proibição do uso recursos dos templos em favor de candidaturas, especialmente nos locais de cultos.
Segundo a Procuradoria, a recomendação se destina à orientação de padres, sacerdotes, clérigos, pastores, ministros religiosos, presbíteros, epíscopos, abades, vigários, reverendos, bispos, pontífices ou qualquer representante religioso. A PRE cita entendimento firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela decisão, a propaganda eleitoral em prol de candidatos feita por entidade religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar abuso de poder econômico.
Para o procurador regional eleitoral no Maranhão Pedro Henrique Castelo Branco, a utilização dos recursos dos templos pode causar desequilíbrio na igualdade de chances entre os candidatos. “O que poderia atingir gravemente a normalidade e a legitimidade das eleições e até mesmo levar à cassação do registro ou do diploma dos candidatos beneficiados, se eleitos”,afirma Castelo Branco.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário