quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

 

Vacina contra a COVID-19 pode chegar a Bom Lugar ainda esse mês

O Secretário do município Valcione participa da reunião de gestores “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia”.

Por Marcos Linhares 14/01/2021 - 16:03 hs
Foto: Divulgação
Vacina contra a COVID-19 pode chegar a Bom Lugar ainda esse mês
Secretário de Saúde de Bom Lugar Valcione de Sousa Silva ,Secretario Adjunto Vaique, com o Secretário de Estado da Saúde Carlos Lula

 

O secretário de Saúde de Bom Lugar Valcione de Sousa  Silva participa nesta quinta-feira (14) na secretaria de Estado de Saúde (SES) da reunião que acontece desde 12 a 15 de janeiro com gestores municipais de saúde em encontro que tem como tema “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia”. O objetivo é avaliar o cenário de pandemia nos municípios e alinhar novas estratégias para o combate ao Novo Coronavírus. A programação do encontro inclui a apresentação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o encontro é realizado com o objetivo de promover melhorias na assistência à população. “Nosso intuito é somar esforços para seguirmos enfrentando a pandemia e, assim, salvando muitas vidas. O alinhamento das estratégias e a execução das ações de acordo com as competências são necessários para potencializarmos essa luta do Maranhão contra a Covid-19”, disse o secretário. 

Vacinação

Um dos pontos abordados pelo secretário Carlos Lula foi o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, lançado nesta segunda-feira (11) pelo Governo do Maranhão. O documento trata de ações como a capacitação de profissionais da saúde, a logística de distribuição e armazenamento, as estratégias para a imunização, os grupos prioritários para a primeira fase da campanha e a estimativa de vacinas necessárias.

Com base no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 e com as orientações do Ministério da Saúde, os municípios também devem fazer seus planos para execução da vacinação.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, nos próximos dias, o governo federal deve anunciar a data do início da vacinação, que deve ocorrer de forma simultânea em todos os Estados da Federação.

“O Maranhão dispõe de mais de dois mil locais de vacinação, isso quer dizer que temos capacidade para imunizar milhares de pessoas por dia. Estamos nos antecipando para que tudo esteja pronto para a imediata vacinação, assim que o Ministério da Saúde disponibilizar as vacinas”, afirmou Carlos Lula.

Após o recebimento das doses que virão de Fortaleza para São Luís, as vacinas serão armazenadas na Rede de Frio do Estado, localizada em São Luís. Em seguida, a SES fará a distribuição, em até três dias, para as Regionais de Saúde por transporte aéreo.

Ao todo, 1.750.338 pessoas devem ser vacinadas na primeira etapa da campanha, que deve ser concluída em sete semanas. O plano completo está disponível aqui.

Grupos Prioritários

O plano segue a orientação do Ministério da Saúde com relação aos grupos prioritários, dessa forma, a primeira etapa da vacinação ocorrerá em três fases, sendo priorizadas as pessoas com maior vulnerabilidade.

- Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população em situação de rua; população indígena, aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

- Segunda fase: idosos de 60 a 74 anos

- Terceira fase: pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme;

A SES também capacitou 60 apoiadores, dentre eles, profissionais da Força Estadual de Saúde (FESMA), técnicos da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária Estadual, que ajudarão os municípios a executarem a campanha.

A vacinação contra a Covid-19 será realizada pelas secretarias municipais de Saúde das 217 cidades maranhenses.

Do Site Bom Lugar Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário