terça-feira, 24 de setembro de 2019

Bom Lugar/MA : Equipe Saúde na Escola Realiza Palestra '' Setembro Amarelo Prevenção de Combate ao Suicídio ''


Aconteceu na manhã de hoje segunda-feira (24/09) , no Centro de Ensino Tereza Leite de Miranda Palestra sobre o Setembro Amarelo , Mês de Prevenção ao Suicídio .

A Palestra foi organizada pela equipe da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Secretaria da Juventude, levando orientações aos alunos  da escola sobre esse importante tema da atualidade, que hoje está sendo a maior causa de morte entre adolescente, só perde para acidentes de trânsitos em nosso pais.


Com O Tema '' Prevenção ao Suicídio '' , a palestrante Psicologa Andreia , fez uma belíssima explanação do assunto, levando ao conhecimento de todos os presentes como esse fato vem sendo tratado por essas Secretarias citadas acima e pela Prefeitura de Bom Lugar, mostrando a realidade do assunto que é pertinente em nossa sociedade.

Palestrante Psicologa Andreia 

Esteve ainda presente e dando suporte ao evento, a Enfermeira Joana, a Nutricionista Taina, a Coordenadora do CRAS Cirlene, as Assistentes Sociais Ana Leide e Clarina, a Coordenadora do Selo Unicef no municio Antônia Genilde, o Secretario da Juventude Daniel do Vale e o Sr. Francisco representando a Secretaria de Assistência Social .

Entenda um pouco mais sobre o '' Setembro Amarelo, Mês de Prevenção de Combate ao Suicídio ''

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, são 800 mil casos anualmente aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), que reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada. “Apesar do progresso, uma pessoa ainda morre a cada 40 segundos por suicídio”, disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Toda morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas. No entanto, suicídios são evitáveis. Conclamamos todos os países a incorporar estratégias comprovadas de prevenção ao suicídio nos programas nacionais de saúde e educação de maneira sustentável. ”
O Brasil criou em 2015, o  Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O objetivo é promover eventos que tenham    cespaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Durante o mês da campanha, é comum que locais públicos sejam iluminados com a cor amarela.

Sinais de alerta

O suicídio é premeditado e os sinais de alerta, por vezes, são visíveis. O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas, preocupação com sua própria morte ou falta de esperança, isolamento são alguns dos principais fatores que levam ao suicídio.
As intenções suicidas também costumam ser expressas verbalmente. Frases como “Vou desaparecer.” “Vou deixar vocês em paz.” “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.” “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.” são comuns em casos que antecedem a tentativa de tirar a própria vida.
Redação/Marcos Linhares
Fotos:Iolanda Ribeiro
Mais Fotos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário