sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Bom Lugar/MA : Secretaria Municipal de Saúde Realiza Mutirões de Combate a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus


A Secretaria Municipal de Saúde intensifica o combate a Dengue, a Chikungunya e a Zika Vírus em todo o município.
Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias estão juntos assim como todos da Secretaria de Saúde empenhado nessa campanha contra esses vírus perigosos.

Entenda um pouco sobre a Dengue, Chikungunya e a Zika:


DENGUE:
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

ZIKA VIRUS:
Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a Polinésia Francesa no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países.

Chikungunya:

É uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV). A doença é transmitida através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados pelo CHIKV. Os sinais e sintomas são clinicamente parecidos aos da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, dor de cabeça, náusea, fadiga e exantema (erupções na pele). A principal manifestação clínica que a difere são as fortes dores nas articulações, que muitas vezes podem estar acompanhadas de edema. 

Casos de transmissão vertical – transmissão da mãe para o filho – podem ocorrer quase que exclusivamente durante o trabalho de parto de gestantes com chikungunya e, muitas vezes, provoca infecção neonatal grave. 

Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.


Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Bom Lugar
Prefeita Luciene Costa
Mais Trabalhos e Novas Conquistas

Redação/Marcos Linhares
Mais Fotos: 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário